O Blog do JCCyC que absolutamente não tem assunto definido, exceto talvez Software Livre.

quinta-feira, janeiro 30, 2003
 
Ahn?

Which OS are You?
Que Sistema Operacional você é?


Bom... podia ser pior. Bem pior.

Fonte: internETC.

terça-feira, janeiro 28, 2003
 
No qual o Autor examina os dentes de um link dado

Obrigado pelo link, Elis... mas meu nome é Juan Carlos, não Juan Pablo.

 
A melhor coluna da Cora que eu já li

Está no caderno de informática do Globo de ontem. Nela, a gurua presta uma desomenagem à bruaca-mor do copyright Hilary Rosen, presidente da RIAA (associação americana de gravadoras). Como o Globo não oferece arquivo de colunas passadas, e titia Cora não a colocou no blog, aqui vão uns trechos procês se deliciarem.

Update: A íntegra da coluna está agora no blog da Cora.

Na quinta-feira passada, Hilary Rosen, CEO da RIAA (Recording Industry Association of America, a poderosa associação das gravadoras americanas), anunciou que vai deixar o posto no segundo semestre do ano. Sinceramente? Já vai tarde. Nos cinco anos em que esteve à frente da RIAA, ela promoveu o maior estrago jamais visto pela indústria do disco. Não estou falando do ponto de vista do público, mas sim das gravadoras; pode até ser que um dia nós, usuários, com o benefício do distanciamento histórico, possamos agradecer-lhe o bem que nos fez. Na sua luta insensata contra qualquer avanço tecnológico, ela nos abriu as cortinas do passado — e o que estava (e ainda está) escondido lá é um horror. (...)

Graças a Hilary Rosen, vozes como as de Courtney Love e do nosso Lobão foram amplificadas, revelando um mar de lama de tais proporções que põe o Congresso Nacional e os fiscais do Garotinho no chinelo. (...)

Se não há atualmente um só consumidor sobre a face do planeta que não tenha plena consciência de estar sendo assaltado quando compra um CD não-pirata, isso deve-se, única e exclusivamente, aos esforços de Hilary Rosen e da associação que tão equivocadamente dirige. (...)

Diz Ms. Rosen que vai se aposentar para dedicar mais tempo à família.

Pobre família.

 
A melhor frase do Lula que eu já li

"O ser humano pode cometer loucuras. O Estado, não."

Fonte: O Globo

 
O melhor artigo sobre terrorismo que eu já li

http://www.rmbowman.com/ssn/terror3.htm

Fonte: F1NGers newsgroup (não é um grupo de política, mas de... Fórmula 1!

domingo, janeiro 26, 2003
 
Caramba! Como eu perdi esta?

Já faz quase um mês que a empresa russa Elcomsoft foi absolvida da acusação de violar o DMCA, e fiquei sabendo agora??? Explica-se: eu estava viajando para passar o Natal com meus sogros, e na volta o assunto já havia esvaziado.

Fonte: Terra, via CIPSGA

sexta-feira, janeiro 24, 2003
 
Mais Copyright

Andei pesquisando a Lei Brasileira de Direitos Autorais e, como não sou advogado, estou com algumas dúvidas:

- O que acontece com trabalhos cujo autor oficial é uma empresa?
- O detentor dos direitos tem o direito de impedir a revenda de uma cópia legítima? (por exemplo, as gravadoras poderiam decretar que sebos de CDs são ilegais?)
- Obras de outros países nos quais a duração do copyright é maior (nos EUA, por exemplo, é até 95 anos depois da morte do autor; no Brasil é 70) são de domínio público aqui quando o prazo de cá expirou mas não o de lá?
- De acordo com esta outra lei aqui, específica para software, a duração do copyright para software é de 50 anos, independentemente da morte de quem quer que seja. Estou certo?

Mentes curiosas desejam saber.

terça-feira, janeiro 21, 2003
 
Só porque uma informação é desagradável, não quer dizer que ela seja verdadeira

Sabe aqueles fanáticos evangelizadores que, quando sentem que a pregação deles lhe desagrada, dizem "ah, a verdade é desagradável, não é mesmo?" Diga-lhes o título deste post e mande-os à merda.

sexta-feira, janeiro 17, 2003
 
Pra desanuviar: Festa Linux

Pra quem não conhece o sistema Meetup, uma breve explicação: é um site a partir do qual pode-se organizar encontros mensais simultâneos de pessoas aficionadas de qualquer assunto, em todo o mundo. Vale a pena dar uma conferida.

Para os interessados por Linux, por exemplo, a URL é http://linux.meetup.com. Até agora, o grupo do Rio de Janeiro estava meio chocho: o número de inscritos confirmados nunca passava da massa crítica de 5, e o evento era sempre cancelado.

Até que a empresa onde eu trabalho resolveu meter o bedelho. Agora somos a cidade com o maior Meetup de Linux do mundo, deixando Montreal na poeira! Êba!

Dia 4 de fevereiro, no lugar a ser escolhido pelos participantes. Maiores informações em breve.

 

(Clique na imagem para uma versão maior)

Fonte: Waxy

 
Mundo volta ao normal: bandidos vencem

Corte Suprema dos EUA dá ao Congresso o direito de estender copyright indefinidamente
Mais informação aqui
E também aqui

Já, já, pena de morte por usar Linux, prisão perpétua por não odiá-lo e cem chibatadas por não comprar 50 DVDs por mês. E todo país que achar diferente estará "com os terroristas".

terça-feira, janeiro 07, 2003
 
Mahna Mahna!

Eu rrrecomendo (agora com línquio!)

 
Finalmente os mocinhos vencem uma!

Eu amo a Noruega!
http://www.aftenposten.no/english/local/article.jhtml?articleID=466519

Fonte: Mahna Mahna

segunda-feira, janeiro 06, 2003
 
Foi só falar de paranormalidade...

E isto me aparece pela frente. Sinistro!!!!

Fonte: CalPundit

 
Na festa da Elis...

Além de divertir-me muito tentando levá-la a me reconhecer (só nos havíamos encontrado pessoalmente uma vez, num evento do CIPSGA no qual ela entrevistou o Richard Stallman), tive o prazer de conhecer pessoalmente vários blogueiros, entre os quais o formidável André Machado, agora listado aí ao lado. Recomendo altamente os seus (dele) microcontos.

 
Tarô Charlie Brown

Não, eu não acredito em cartomancia ou em qualquer outro tipo de paranormalidade, mas isto eu achei do cacete.

Fonte: Ampersand

quinta-feira, janeiro 02, 2003
 
Aonde nenhum fã jamais esteve

Você se acha um nerd? Um geek? Pois é, antes de ler isto eu também me achava: dois fãs americanos de Jornada nas Estrelas criaram e produziram um episódio completo de 40 minutos, com direito a Klingons, Andorianos, ponte de comando, fêisers etc. Levaram dois anos filmando e SETE produzindo.

Neste momento estou baixando o filme do site (formato QuickTime) antes que a Gestapo do Copyright mande os criadores para o campo de concentração e jogue uma bomba H no servidor. Logo mais emitirei minha opinião.

Fonte: Slashdot

Update: O site original não mais hospeda o filme devido ao excesso de downloads. No entanto, já há alguns mirrors disponíveis:

http://zsuprt.myby.co.uk/exeter/index.html (página com link pras 5 partes)

http://xera.atdoner.com/mov/index.html (idem)

http://edwards.servehttp.com/teaser.mov
http://edwards.servehttp.com/actone.mov
http://edwards.servehttp.com/acttwo.mov
http://edwards.servehttp.com/actthree.mov
http://edwards.servehttp.com/tag.mov

 
Primeira tentativa de inserir comentários

vamos ver se esse tal de Enetation funciona... Hmmm, eu não deveria ter descartado o javascript...

 
Wooooowwww!!! I feel good! (ta rara rara rara...)

Reveillon na praia de Copa. Eu, que não sou muito de praia, achei ÓTIMO! O nível de paz e civilidade foi absurdamente alto. Realmente, ontem foi um dia feliz.